O jornalista João Nunes está lançando o livro Renato – O Futebol de Discreto Charme (Editora Pontes, 160 págs.), biografia do ex-jogador do Galo e Guarani, Carlos Renato Frederico, ou simplesmente Renato. Natural de Morungaba, cidade da região Metropolitana de Campinas e que foi incorporada ao nome dele, Renato foi campeão brasileiro pelo Guarani em 1978. Depois ganhou títulos no São Paulo, Atlético Mineiro e no Nissan (Japão), além de ter participado da célebre Seleção Brasileira de 1982, que encantou o mundo na Copa da Espanha.
Um dos méritos de que mais se orgulha, foi a incrível marca de, aos 31 anos, ter feito três gols em três minutos contra o Minas na vitória do Atlético Mineiro por 7 a 1, no dia 14 de maio de 1988, pelo Campeonato Mineiro. Formalmente, o recorde nunca constou do Guinness Book. O jornalista, escritor e pesquisador de futebol Celso Unzelte, que atua, entre outros veículos, no canal ESPN Brasil, não sabe dizer se mundialmente o recorde foi quebrado, mas garante que, em relação ao Brasil, “ele permanece em pé”.
“Num tempo em que marketing pessoal virou regra e obsessão de todo mundo (inclusive para os boleiros), Carlos Renato Frederico parece pertencer a outro planeta, pois jamais se valeu de tal veleidade. Interessava-lhe jogar bola. E quem gosta de futebol e o viu em campo sabe reconhecer nele o charme especial das passadas elegantes, largas e velozes, da cabeça erguida e dos dribles com toques de rara beleza, habilidades postas a serviço para atingir o objetivo máximo do futebol que é o gol. Habilidades que foram exercitadas exaustivamente desde muito cedo nos campos da pequena Morungaba”, escreve o autor a respeito da discrição do jogador e que inspirou o título da biografia.
Segundo o editor Reinaldo Pontes, na apresentação do livro, “o texto fluente e agradável de João Nunes baseado no testemunho pessoal de Renato e em competente pesquisa faz jus ao atleta pela riqueza de informes, variedades de fontes e diversidade iconográfica”. O lançamento celebra os 40 anos da Livraria Pontes – o título é o de número 510 do catálogo da editora.
A frase
“Tenho deficiência, o que é normal, mas também virtudes. E estou me aperfeiçoando para deixar claro que não tenho futebol enganoso e passageiro, mas confiável e útil, e não quero ser analisado por um jogo ou parte dele, pois não é justo”
Carlos Renato Frederico
Grande Atleta, não nos decepcionou, biografia que não devia ser esquecida, quem viu concorda comigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.