![]() |
Procurando um artilheiro! |
Sem nenhum atacante garantido 100% no time de Felipão, a torcida brasileira ainda espera pelo jogador que pode repetir o feito de Ronaldo em 2002
O Brasil já respira Copa do Mundo e, nesta primeira terça-feira de março, é a marcação dos 100 dias para o início do torneio. No entanto, nem tudo está pronto para o torneio, mas não só a estrutura do país para o evento, e sim também na própria Seleção Brasileira de Luis Felipe Scolari, que até os 45 minutos do segundo tempo vai buscar um centroavante para vestir a camisa 9 amarelinha.
Nesse especial, o Goal vai separar os principais jogadores que podem fazer a função que Ronaldo e Romário, que usava a 11, já executaram com perfeição e levaram o Brasil a ser uma potência mundial no futebol.
FRED - FLUMINENSE
OS NÚMEROS DO ATACANTE DESDE 2012
JOGOS - 73
GOLS - 38
MÉDIA DE GOLS - 0,52
JOGOS TOTAIS NA SELEÇÃO - 31
GOLS TOTAIS NA SELEÇÃO - 16
Frederico Chaves Guedes, 30 anos, é o principal candidato a assumir a camisa 9 na Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil. Titular na Copa das Confederações, o atacante do Fluminense foi grande destaque e um dos líderes na vitoriosa campanha da equipe nacional. Porém, o principal adversário do jogador são as várias lesões que sofreu no segundo semestre.
Durante todo o ano foram apenas 25 jogos e meros oito gols com a camisa do Fluminense, em uma temporada que o time carioca só se salvou do rebaixamento por conta de uma punição sofrida pela Portuguesa na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar disso, Fred continua como um forte nome para Felipão, que já afirmou ter grande confiança no mineiro. Parreira também já elogiou o atacante diversas vezes, garantindo ser o titular que o Brasil precisa.
JÔ - ATLÉTICO MINEIRO
OS NÚMEROS DO ATACANTE DESDE 2012
JOGOS - 110
GOLS - 38
MÉDIA DE GOLS - 0,34
JOGOS TOTAIS NA SELEÇÃO - 14
GOLS TOTAIS NA SELEÇÃO - 5
Com 26 anos, João Alves de Assis Silva, o Jô, foi a grande surpresa do futebol nacional em 2013. Após passagem apagada pelo Internacional, o atacante encontrou o bom futebol defendendo as cores alvinegras do Atlético Mineiro. Foi lá onde conquistou o Campeonato Mineiro e, principalmente, a Copa Libertadores da América.
Na Seleção Brasileira, o atacante não fez feio também. Convocado de última hora para a Copa das Confederações, já que Leandro Damião se machucou, o centroavante entrou em alguns jogos e conseguiu marcar os gols oportunistas que o fizeram chegar lá. Por isso, ele acabou ganhando a confiança de Scolari e Parreira.
Porém, a torcida ainda se questiona se Jô tem a força necessária para brilhar como o camisa 9 do Brasil. No exterior, o atacante não teve tanto sucesso e fracassou em passagens pelo Manchester City e Everton. Ele ainda vem do trauma do Mundial de Clubes, quando o Atlético Mineiro acabou eliminado pelo frágil Raja Casablanca.
LEANDRO DAMIÃO - SANTOS
OS NÚMEROS DO ATACANTE DESDE 2012
JOGOS - 111
GOLS - 45
MÉDIA DE GOLS - 0,40
JOGOS TOTAIS NA SELEÇÃO - 17
GOLS TOTAIS NA SELEÇÃO - 3
Após uma boa temporada em 2012, Leandro Damião da Silva dos Santos, 26 anos, teve um 2013 para se esquecer. Praticamente garantido na Copa das Confederações, o atacante sofreu uma lesão e acabou cortado da campanha vitoriosa. Depois disso, ele não conseguiu encontrar mais o bom futebol e acabou virando reserva no Internacional.
Antes considerado jogador certo na lista de Scolari, Damião entrou em má fase e sequer foi cogitado para os amistosos do time. No Campeonato Brasileiro de 2013, o atacante foi muito mal junto com o Inter e acabou perdendo espaço para jovens jogadores. A chance de ir para a Copa desabou.
No entanto, Damião decidiu renovar os ânimos trocando de clube e em 2014 apostou no Santos. Após um começo tímido, o jogador voltou a marcar gols e mostrar um futebol aceitável. A dúvida é se o atacante terá tempo de voltar a impressionar Felipão e conseguir uma vaga de última hora para a Copa do Mundo.
DIEGO TARDELLI - ATLÉTICO MINEIRO
OS NÚMEROS DO ATACANTE DESDE 2012
JOGOS - 111
GOLS - 45
MÉDIA DE GOLS - 0,40
JOGOS TOTAIS NA SELEÇÃO - 4
GOLS TOTAIS NA SELEÇÃO - 0
O problema é que o jogador até agora não ganhou chances com Scolari e parece pouco provável que a primeira vez na lista vai acontecer justamente para a Copa do Mundo. No entanto, Tardelli é um tipo de atacante que pode fazer a diferença no torneio do meio do ano, e a boa fase do jogador é algo que pode ser aproveitável.
Mesmo estando no fracasso do Atlético Mineiro no Mundial de Clubes, Diego Tardelli foi um dos poucos que conseguiu mostrar esforço e bom futebol na competição. O atacante aposta como uma possível surpresa para poder ajudar o Brasil na Copa com um centroavante mais de velocidade.
CORRENDO POR FORA
Alguns outros jogadores ainda acreditam em uma vaga na Copa do Mundo como camisa 9, porém com chances bastante remotas. É o caso de Alan Kardec, do Palmeiras, que teve o nome envolvido em rumores para uma convocação, porém ele acabou ficando fora do amistoso contra a África do Sul e dificilmente terá espaço na lista que vai para a Copa.
Já Alexandre Pato vive a situação mais lamentável. Principal aposta do futebol brasileiro, o atacante fracassou no Corinthians e não foi mais lembrado por Felipão. Agora no São Paulo, ele só poderá jogar na Copa do Brasil e, por isso, dificilmente conseguirá mostrar futebol suficiente para cavar um espaço.
Outro nome que surgiu na boca do torcedor e também em jornais é de Hernane, do Flamengo. Com uma boa temporada em 2013, e sendo o maior artilheiro do novo Maracanã, o “Brocador” é o oportunista que muitos clube sonham e que lutar para ser uma possível surpresa de 2014.
Adriano, do Atlético-PR, voltou ao futebol depois de quase dois anos parado. Mesmo com todos os problemas, foi logo indicado como um possível jogador para vestir a amarelinha. Porém, pelo perfil de Felipão, é difícil que o Imperador tenha qualquer chance.
Outro nome pouco falado, mas que já foi lembrado por Felipão é Jonas. O atacante do Valencia não vive fase espetacular, mas continua sendo titular absoluto na Espanha. Com muita experiência, ele pode ser uma aposta do Brasil, caso tudo dê errado e Scolari chame um nome para impor um pouco de medo aos adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.