Com uma equipe repleta de jovens promissores, os Diabos Vermelhos tentam surpreender no Brasil
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil após 64 anos de sua primeira visita no país mais vezes campeão do mundo, o FutNet está trazendo mais uma atração da série de especiais sobre a competição mais importante do futebol mundial.Dando sequência ao grande especial sobre as seleções que entrarão em campo em solo brasileiro, hoje falaremos sobre a Bélgica, que vem ao Brasil repleta de bons jogadores e tenta surpreender a todos, talvez chegando nas fases finais.
Histórico
A Seleção Belga disputará em 2014 sua 12ª edição da Copa do Mundo. A primeira participação dos Diabos Vermelhos (como são conhecidos) ocorreu em 1930, no Uruguai. Na ocasião, foram derrotados nas duas partidas que disputaram: 3 a 0 para os Estados Unidos e 1 a 0 para o Paraguai, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1934 e 1938 os belgas voltaram a ser eliminados na primeira fase, perdendo para Alemanha e França, respectivamente.
Em 1954, novamente foram eliminados na primeira fase, mas conseguiram a primeira partida sem derrota em uma Copa do Mundo: 4 a 4 contra a Inglaterra. Em 1970 veio a primeira vitória: 3 a 0 contra El Salvador, mas derrotas por 4 a 1 contra a União Soviética e 1 a 0 contra o anfitrião México, acabaram eliminando os belgas. Em 1982 a história começou a mudar favoravelmente para a Bélgica. Com uma campanha quase impecável, derrotando a Argentina por 1 a 0, El Salvador por 1 a 0 e empatando em 1 a 1 com a Hungria, os belgas classificaram-se para a segunda fase pela primeira vez.
Naquela época, a segunda fase da competição consistia em um grupo com três equipes que se enfrentavam entre si e o primeiro colocado classificava-se. Perdendo por 3 a 0 para a Polônia e 1 a 0 para a União Soviética, os Diabos Vermelhos foram eliminados. Em 1986, perdeu para o México por 2 a 1, venceu o Iraque por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com o Paraguai, conquistando vaga para as oitavas de final como um dos melhores terceiros colocados.
E assim começava a melhor campanha dos belgas em Copas do Mundo. Nas oitavas, eliminaram a União Soviética por 4 a 3 na prorrogação, venceram a Espanha nos pênaltis pelas quartas de final e acabaram derrotados apenas na semifinal pela Argentina, que marcou duas vezes com Maradona. Na disputa pelo terceiro lugar, perdeu por 4 a 2 para a França e ficou com a quarta colocação. Depois disso, foram três idas para as oitavas, em 1990, 1994 e 2002, e uma eliminação na primeira fase em 1998. Nas últimas duas edições da Copa do Mundo, os belgas não estiveram presentes.
Eliminatórias 2014
A Bélgica mostrou nas eliminatórias que não está para brincadeira na Copa do Mundo. Sorteado no Grupo A, com Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia, classificou-se na primeira colocação com 26 pontos, sem nenhuma derrota.
O craque vem aí
Apesar do histórico não muito positivo em Copas do Mundo, a Bélgica vem como uma potência para esta edição, sendo considerada por muitos como a surpresa da Copa. Com uma geração de ouro, repleta de joias e craques em todos os setores, destacam-se o goleiro Courtois (Atlético de Madrid), o zagueiro Vincent Kompany (Manchester City), Vermaelen (Arsenal), o meia Fellaini (Manchester United), e os atacantes Lukaku (Everton), Dries Mertens (Napoli) mas principalmente Eden Hazard, camisa 10 do Chelsea e principal estrela do esquadrão belga. Hazard sem dúvidas exigirá marcação individual e muita atenção dos seus adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.