Tradutor

15 de fevereiro de 2014

Galo con mucho gusto

Otamendi se junta a Dátolo para ser a porção argentina do Atlético. Zagueiro pode estrear no clássico de amanhã contra o Cruzeiro caso Réver não se recupere de dor no tornozelo

Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:15/02/2014 09:31

No ano em que a Cidade do Galo será a casa da Argentina na Copa do Mundo, dois atletas do país vizinho cuidarão de garantir ao Atlético a pegada tradicional dos hermanos. Se antes já contava com o armador Dátolo, a equipe ganhou ontem o reforço do zagueiro Otamendi, de 26 anos, que treinou com os companheiros pela primeira vez. Ele foi emprestado até 30 de junho pelo Valencia, clube espanhol que o adquiriu por 13 milhões de euros do Porto-POR. 

Além do defensor, o Galo apresentou o também zagueiro Edcarlos, contratado até o fim da temporada. O clube ainda procura um nome para a lateral esquerda e mais uma peça para o meio-campo para o lugar de Luan, que só voltará aos gramados depois da Copa do Mundo. 

Registrado na CBF, o jogador fica na expectativa de aparecer no clássico diante do Cruzeiro,
amanhã, às 16h, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. O zagueiro Réver não participou da atividade de ontem devido a um incômodo no tornozelo esquerdo e ficará sob observação. Em seu lugar o técnico Paulo Autuori utilizou Otamendi. O treinador confirmou que o argentino pode estrear amanhã. 

Otamendi entende que precisa mostrar suas qualidades em pouco tempo, até para estar na lista final da Seleção Argentina que virá para o Mundial: “Hoje estou aqui e vou trabalhar para que o clube chegue a uma eventual semifinal de Copa Libertadores, que seria um sonho para mim e os demais jogadores. Depois que acabar o empréstimo, o Atlético se encarregará de estudar a situação e, quem sabe, estender o vínculo”. O diretor de Futebol, Eduardo Maluf, disse que há um acordo com o Valencia para extensão se o Galo avançar à fase decisiva.

Pela Seleção Argentina, Otamendi fez 16 jogos e marcou um gol – no amistoso contra a Venezuela, em setembro de 2011, na estreia do técnico Alejandro Sabella. “Decidi ir para um grande clube, campeão da Copa Libertadores. Todos gostariam de jogar com o Ronaldinho. É a chance, pois tenho objetivos pessoais, como disputar o Mundial.” 

Outro argentino da equipe, Dátolo, que dificilmente jogará a Copa no Brasil, prefere concentrar os
esforços para se manter como titular do Atlético. Se não há oportunidade de atuar como armador, sua posição de origem, o jogador vem se adaptando aos poucos à lateral esquerda. Caso seja escolhido por Autuori contra o Cruzeiro, será a quarta vez em seis partidas em 2014 que ele jogará desde o começo. Sua melhor atuação ocorreu na vitória sobre o Nacional por 2 a 1, no Horto, em que deu as assistências para os dois gols de Jô. O argentino lamenta não ter sido muito utilizado na última temporada, ficando fora do Mundial de Clubes, mas compreende as circunstâncias: “Estava precisando de ritmo de jogo, o que não tive no ano passado, mas entendo que o grupo tem grandes jogadores e nem sempre há espaço para todos. Agora estou podendo mostrar minhas qualidades. Quero me dedicar para ser o melhor ano da carreira”.

RESPOSTA A contratação do zagueiro Edcarlos foi muito criticada pela torcida na derrota alvinegra para o Tombense, na semana passada, no Independência. O defensor, que já ganhou o Mundial de Clubes e a Copa Libertadores em 2005 com o São Paulo, ao lado de Autuori, avalia a pressão com naturalidade: “Encaro as críticas de maneira positiva. A partir do momento que um atleta trabalha na zona de conforto, tende a relaxar. Por outro lado, se houver cobranças, temos chance de melhorar, evoluir. A resposta tem de ser dentro de campo. Só com dedicação a gente conquista as coisas”. 

Autuori comandará mais um treino na manhã de hoje e vai definir a equipe para o clássico. Recuperado de estiramento muscular na panturrilha direita, o volante Leandro Donizete foi liberado e pode compor o banco de reservas. A torcida promete lotar o Independência. Até a noite de ontem, haviam sido vendidos 10 mil dos 20 mil bilhetes disponíveis para os torcedores – 5,4 mil são destinados aos associados Galo na Veia. 


OTAMENDI
» Nicolás Hernán Gonzalo Otamendi
» Posição: zagueiro
» Altura e peso: 1,78m e 75kg
» Nascimento: 12/2/1988, em Buenos Aires
» Clubes: Vélez Sarsfield (2007 a 2010); Porto (2010 a 2013); Valencia (2014); Atlético (2014)
» Títulos: Torneio Clausura do Campeonato Argentino (2009); Liga Europa (2010/2011); Campeonato Português (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013); Taça de Portugal (2010/2011)

» Seleção Argentina: 16 jogos e 1 gol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.