Fé no grupo
Paulo Autuori demonstra confiança nos jogadores e diz não acreditar que demora no início da pré-temporada comprometerá o rendimento da equipe atleticana nas competições
Publicação:
19/01/2014 08:58
 | |
Técnico terá somente 13 dias de trabalho antes da estreia no Estadual |
Dos principais clubes do futebol brasileiro, o Atlético é o único que ainda não começou de fato a pré-temporada, devido à participação no Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. A maioria dos jogadores se reapresenta amanhã à tarde, na Cidade do Galo, e só então o técnico Paulo Autuori terá a chance de conhecer de perto todo o grupo e começar os preparativos para a estreia no Campeonato Mineiro diante do Minas Futebol, dia 29, às 21h50, na Arena do Jacaré. A comissão técnica traçou um planejamento para que a curta maratona de treinos e atividades físicas não afete odesempenho. Para isso, os atletas conciliarão os testes na academia com os trabalhos no campo com muita intensidade logo na primeira semana de pré-temporada. Até o primeiro jogo no Estadual, serão nove dias de treinos, vários deles em período integral. O grupo ficará concentrado no CT atleticano e fará exames médicos e laboratoriais. Autuori minimiza o pouco tempo para trabalhar com todos os jogadores: “Quando aceitei o desafio, estava ciente de tudo o que poderia ocorrer. Essa é a verdade do calendário brasileiro. O clube deu muito bem o recesso para os jogadores, porque é importante descansar. Vamos começar o ano com uma equipe que tem muitos resquícios em termos de conjunto do grupo que disputou o Mundial. Temos grande material humano e uma estrutura extraordinária. Sou um profissional de equipe e espero que tudo se transforme em grandes resultados. Vamos pensar com toda a comissão técnica as etapas da preparação”.
Mesmo que a intenção seja utilizar um time alternativo nas duas primeiras rodadas do Mineiro – depois de visitar o Minas, o Galo encara o Nacional, no Independência –, vários titulares devem ser escalados para atuar, dependendo da evolução física nos próximos dias. O restante dará ênfase à preparação para a estreia na Copa Libertadores diante do Zamora, em 11 de fevereiro, na Venezuela, competição em que o Galo defenderá o título. O armador Dátolo, que não foi ao Marrocos no mês passado, já aprimora a parte física e entende que pode ter mais oportunidades com Paulo Autuori no comando. Por isso, treina a parte física com afinco: “Estes dias serão importantes e o trabalho precisa ser feito com muita dedicação, pois sabemos que vai servir para o futuro. Todo mundo começa do zero. Estou feliz por iniciar o ano com a camisa do Galo e espero que seja a melhor temporada, tanto para mim, quanto para os meus companheiros”. COMPETIÇÕES Assim como no ano passado, é provável que o craque Ronaldinho Gaúcho e outras estrelas como os atacantes Jô e Diego Tardelli sejam preservados em diversas partidas do Mineiro, sobretudo no interior. Além do Estadual e da Libertadores, o Galo disputará em 2014 a Copa do Brasil (a partir das oitavas de final), o Campeonato Brasileiro e a decisão da Recopa Sul-Americana diante do Lanús, campeão da Copa Sul-Americana.
Autuori revelou que não pretende alterar o estilo de jogo adotado pelo antecessor Cuca, com três atacantes, mas não descarta a possibilidade de pequenos ajustes técnicos e táticos na equipe: “Vamos trabalhar para qualificar ainda mais esse grupo, que já é muito bom. Precisamos dar o equilíbrio defensivo e ofensivo e acredito que esse é o principal objetivo neste início de temporada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.