Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Pacaembu, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a delegação atleticana seguirá de São Paulo para Curitiba, onde o Galo enfrentará o Coritiba, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O embarque para a capital paranaense aconteceu às 15h21 de terça-feira.
A partida será disputada às 16h do próximo domingo, no estádio Couto Pereira.
Na manhã de terça-feira, em São Paulo, o grupo atleticano treinou na academia do hotel em que está hospedado na capital paulista. Os atletas que participaram do triunfo sobre o Palmeiras fizeram trabalho regenerativo e os demais realizaram atividades físicas.
Os volantes Pierre e Leandro Donizete, que não enfrentaram o Palmeiras, se juntarão ao grupo alvinegro no Paraná. Já o meia Dátolo e o atacante Luan, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, irão retornar para Belo Horizonte.
Na tarde desta sexta-feira, às 15h30, o técnico Levir Culpi comandará treinamento no Estádio Ecológico, em Curitiba.
Rumo ao hexacampeonato para se isolar na condição de maior vencedor da Taça BH de Futebol Júnior, o Atlético avançou para a final do torneio ao vencer o Figueirense por 4 a 2, na tarde desta quinta-feira, na Arena Independência.
O adversário na decisão, que acontecerá neste sábado, também na Arena Independência, será o América, que eliminou o Goiás na outra semifinal.
Daniel, aos 27 minutos, e Dodô, aos 41, fizeram 2 a 0 para o Galinho no primeiro tempo. Na etapa final, Dodô, aos seis, e João Victor, aos 35, ampliaram para o Alvinegro, com Emanuel e Daniel descontando para a equipe catarinense.
O técnico Rogério Micale escalou o time atleticano com Uilson; Igor, Gabriel (Emerson), Donato e Leonan; Eduardo (Gustavo), Yago (Marcelo), Dodô (João Victor) e Daniel; Carlos e Matheus Nolasco (João Pedro).
Na primeira fase da Taça BH, que está em sua 30ª edição, o Galinho venceu o Brasília por 1 a 0, goleou o Democrata-SL por 5 a 1 e empatou por 1 a 1 com o Coritiba. Nas oitavas de final, eliminou o Bahia com vitória pelo placar de 2 a 1 e, nas quartas, superou o Internacional com triunfo pelo mesmo placar.
O Galo é pentacampeão da Taça BH de Futebol Júnior (2011, 2009, 2005, 1989 e 1988).
O diário Lance! publicou nesta quarta-feira o resultado da quinta edição de sua pesquisa anual, realizada pelo instituto Ibope para mensurar o tamanho das torcidas dos clubes do futebol brasileiro. O Flamengo se manteve como o time mais popular do país, mas viu sua participação diminuir, assim como o São Paulo. Quem teve uma forte alta foi o Atlético-MG, que ultrapassou o arquirrival Cruzeiro no ranking.
O Flamengo detém 16,2% dos torcedores do país, representando 32,5 milhões de pessoas – uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada em 2010, e dois pontos percentuais a menos que na pesquisa de 2004. O Corinthians aparece em segundo lugar, com 13,6% (variou 0,2 pontos percentuais para cima) e 27,3 milhões de aficionados.
Terceiro colocado, o São Paulo viu sua torcida reduzir em 1,9 pontos percentual e possui 6,8% dos torcedores – 13,6 milhões de pessoas. O Palmeiras, quarto colocado com 5,3% e 10,6 milhões de aficionados, também sofreu queda de 0,7 ponto percentual. Completa a relação dos cinco primeiros o Vasco, com 3,6% e 7,2 milhões de torcedores (redução de 0,5 ponto percentual).
O clube de maior ascensão na última pesquisa foi o Atlético-MG, que teve um aumento de 0,9 ponto percentual e saltou da nona para a sexta colocação, com 3,5% dos torcedores (7 milhões). Com isso, o Cruzeiro caiu para o sétimo lugar com 3,1% e 6,2 milhões de aficionados (queda de 0,4 ponto percentual).
Grêmio e Internacional aparecem em seguida, praticamente empatados. O tricolor gaúcho é o oitavo com 3% da participação e 6 milhões de torcedores (queda de 1 ponto percentual). Já a equipe colorada é a nona com 2,8% e 5,6 milhões de aficionados (crescimento de 0,3 ponto percentual).
O Santos completa a lista dos 10 clubes mais populares do país. Apesar da queda de 0,3 ponto percentual, aparece com 2,4% da participação e 4,8 milhões de torcedores. Fluminense é o 11º, com 1,8% e 3,6 milhões de aficionados (alta de 0,2 ponto percentual). Já Botafogo e Bahia aparecem empatados em 12º com 1,7% (3,4 milhões).
O Ibope ouviu 7.005 entrevistados em todos os estados mais o Distrito Federal. A pesquisa incluiu torcedores entre 10 e 16 anos de idade e possui uma margem de erro de um ponto percentual.
O Atlético estreou de forma bastante positiva na Copa do Brasil ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, em São Paulo, no jogo de ida das oitavas de final. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Luan.
A partida de volta será em 4 de setembro (quinta-feira), às 20h, na Arena Independência. Antes, o Galo enfrentará o Coritiba, domingo, no Paraná, pelo Campeonato Brasileiro.
PRIMEIRO TEMPO
O Galo chegou ao ataque pela primeira vez na velocidade de Maicosuel pela direita e, após inversão de lado, a jogada terminou com o chute de Pedro Botelho por cima do gol.
Aos cinco minutos, Dátolo cobrou falta da intermediária e Leonardo Silva cabeceou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento do zagueiro atleticano.
O Galo quase abriu o placar aos onze minutos, quando Jô fez grande jogada pela direita e cruzou para a finalização de Diego Tardelli, que parou na grande defesa de Fábio.
Aos 29 minutos, depois de outra cobrança de falta de Dátolo para a grande área e duas tentativas de Leonardo Silva, Jemerson ganhou a jogada e a bola sobrou em ótimas condições para a finalização de Pedro Botelho, que exigiu mais uma grande defesa do goleiro Fábio.
Em outra grande chance alvinegra, aos 41, Jô ganhou a jogada de Victorino, passou por Lúcio e concluiu para a defesa de Fábio.
Aos 43, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, que estava longe do lance, marcou pênalti inexistente de Jemerson em Mazinho. Henrique cobrou e mandou para fora.
SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou do intervalo sem alterações. No primeiro ataque, Maicosuel sofreu falta na intermediária, Dátolo levantou a bola na área e Leonardo Silva desviou de cabeça para a defesa de Fábio.
Aos onze minutos, Maicosuel foi à linha de fundo pela direita e fez o cruzamento, que foi interceptado pelo arqueiro palmeirense. Logo depois, Jô pegou a sobra de bola na grande área e foi travado pelo zagueiro no momento da finalização.
Aos 16, Jô foi substituído por André. Seis minutos depois, foi a vez de Rafael Carioca deixar o campo para a entrada de Luan.
Aos 25 minutos, aconteceu o lance capital da partida. Em rápido contra-ataque, Maicosuel recebeu passe de Dátolo pela esquerda e cruzou para Luan mergulhar de cabeça e abrir o placar no Pacaembu: Galo 1 x 0.
Logo depois do gol, Luan cruzou pela direita e, por muito pouco, André não ampliou a vantagem atleticana.
Aos 36 minutos, o técnico Levir Culpi promoveu a entrada de Marion no lugar de Maicosuel.
Victor fez boa defesa na finalização de Mouche, aos 46 minutos. No minuto seguinte, o goleiro atleticano fez grande intervenção no chute de Felipe Menezes.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 1 ATLÉTICO
Motivo: Copa do Brasil (jogo de ida das oitavas de final)
Data: 27/08/2014
Estádio: Pacaembu
Cidade: São Paulo (SP)
Gol: Luan (25′)
Público pagante: 18.396
Renda: R$406.000,00
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (Asp. Fifa/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa/RS) e José Javel Silveira (CBF-1/RS)
Cartões amarelos: Rafael Carioca, Alex Silva, Jemerson, Josué, Pedro Botelho (Atlético); Mendieta (Palmeiras)
Palmeiras
Fábio; Weldinho, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato (Felipe Menezes), Marcelo Oliveira, Mendieta e Diogo; Mazinho (Cristaldo) e Henrique (Mouche). Técnico: Ricardo Gareca.
Atlético
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca (Luan), Dátolo e Maicosuel (Marion); Diego Tardelli e Jô (André). Técnico: Levir Culpi.
Coordenada pela Federação Mineira de Futebol, a troca de ingressos para a semifinal da 30ª Taça BH, por 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá, acontece a partir desta quarta-feira, das 13h às 17h, e na quinta-feira, a partir das 9h, no portão C (estacionamento) da Arena Independência, na rua Pitangui.
A partida entre Atlético e Figueirense será disputada às 15h desta quinta-feira.